sábado, 14 de novembro de 2015

DIA DA CONSCIENCA NEGRA- pedagogia -FHO-Uniararas



Em comemoração ao mês da Consciência Negra, A Fundação Herminio Ometto- Uniararas,por meio do Projeto Arte e Cultura, que acontece uma vez por semana (sexta-feira); propôs as alunas do curso de Pedagogia Ead, oficinas sobre racismo, disponibilizando letras de músicas, poesias e textos sobre a temática "Preconceito Racial e a Cultura Afro brasileira".

Os textos foram lidos e debatidos, as letras de músicas e poesias também.

Assim, nesta sexta-feira 13, a Unidade do Morro Doce – Turma PDMDTF, realizou oficinas e debates, além de uma programação cultural que contou com exibição de um teatro de fantoches, confeccionados com sucata e oficina de confecção das bonecas Abayomis.
 Estas bonecas são  feitas de retalhos apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e eram brinquedos feitos pelas mães com o único material disponível, a barra de suas saias para acalmar e divertir as crianças na terrível situação dos navios negreiros. Por isso, é considerado até hoje como um amuleto. Criação de uma cultura milenar, seu nome significa: Aquele que traz felicidade ou alegria (Abayomi quer dizer encontro precioso. Abayo=encontro e omi=precioso).

 Ao final da sexta-feira, as alunas concluíram que estamos em um processo de reconhecer a importância e valorizar a cultura afro-brasileira, e também de superar o preconceito racial, arraigado na nossa sociedade, mesmo sendo quase a totalidade da população brasileira afrodescendentes.

13 comentários:

Susete. Mendes disse...

Foi maravilhoso participar destas oficinas. As alunas arrasaram !!!!!parabéns a todas!

Ludmilla disse...

Foi uma atividade muito importante para reflexão. A atividade Arte e Cultura trás temas muitos bons de se trabalhar e ainda nós proporciona o trabalho em grupo que é muito importante.

"O Dia da Consciência Negra é importante para lembrarmos que alma não tem cor". (João Carlos Soares)

Marilene disse...

Preconceito racial, por alguns momentos achamos que está raro, porém não é bem assim está mais próximo do que imaginamos.Diga não ao preconceito!

Unknown disse...

Não imaginava que em uma sexta feira treze, participar do projeto ARTE E CULTURA, seria tão prazeroso e enriquecedor ainda mais com o tema: CONSCIÊNCIA NEGRA.Professora SUSI,nos agraciando com seus conhecimentos nos deportou para séculos atras quando os Negros eram trazidos da Africa e comercializados aqui no Brasil,atravessando o Oceano Atlântico, com fome,sede,calor,medo e ao mesmo tempo a esperança de um dia melhor. Nos ensinou a confeccionar bonecos de pano,que as mães negras faziam para seus filhos, que choravam assustados. Elas rasgavam suas próprias roupas. ABAYOMI são pequenas bonecas negras feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós.Eu coriosa por saber mais sobre as bonecas descobri que podem ser confeccionadas de transa e a palavra, ABAYOMI tem origem no iorubá,e significa aquele que trasz felicidade ou alegria.

Unknown disse...

E continuando sobre a origem do nome da BONECA ABAYOMI, é como oferecer ao outro o que tem de melhor, algo que carregue nossas melhores qualidades. Dar uma boneca abayomi é um ato de nobreza e se for a uma pessoa querida é aquilo de melhor que temos a oferecer.Então as mães negras ofereciam a boneca em sinal de amor, carinho, consolo,arrancando com as unhas pedaços de suas roupas.imagine quão nobre eram os sentimentos dessas mães.

Unknown disse...

Desculpe eu esqueci de passar a fonte, Arte africana-bonecas-abayomihtm/,blog idéias graciosas, bonecas abayomi.

Unknown disse...

Participar e assistir o teatro de fantoches foi muito bom e divertido.Quando fomos gravar as mensagens com uma surpreendente participação da Francisca e a professora, Susi com depoimentos que emocionaram a todos que ali se faziam presentes, foi uma aula enriquecedora em todos os sentidos.

Unknown disse...

Li o poema Navio Negreiro, de CASTRO ALVES, que descreve as expressões terríveis dos africanos tirados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para ser propriedades de senhores e trabalhar sob a ordem de feitores.Pesquisa feita pelo revistas.unipar.br/akropolis/article/viw/502. Revista de Ciências Humanas da Unipar, Neste mesmo site encontro,AGOSTINHO NETO,um poeta angolano que compôs:"ADEUS À HORA DA LARGADA",Que faz uma abordagem histórica embasada na teoria pós-colonia,das condições que fizeram surgir uma poética de devoção à mãe África,e depois a analise, com a identificação de quatro sentidos para definição de mãe no poema analisado,A MÃE NEGRA BIOLÓGICA,a MÃE PÁTRIA,a MÃE CONTINENTEE e a GRANDE MÃE CRISTÃ.

Unknown disse...

A Musica, Kizomba, Festa da Roça, com Martinho da Vila, eu pesquisei o significado de Kizomba é festa do povo, tendo o nome original nas danças dos negros que resistiram a escravidão.Era congregação, confraternização,resistência,um chamado a luta e por justiça. Era a exaltação da vida e da liberdade. Nas décadas de 1950 e 1960, em Angola dançava-se nas grandes farras, conhecidas por kizombadas muitos estilos musicais tipicamente angolanos, como o merengue angolano o semba,a maringá e o caduque. A Kizomba, tem origem nessas farras, com dançarinos de renome. A cada tema que pesquiso eu me sinto bem ,sabendo que amanhã terei uma pequena bagagem para poder trabalhar com as crianças em sala.

maria de Fátima lins silva disse...

Parabéns meninas, foi um belo trabalho! Vocês souberam usar as artimanhas para chamar a atenção das crianças que desde de cedo precisa dizer nao ao preconceito e valorizar mais a cultura anfro-brasileira, vocês mostraram isto muito bem através de fantoches e das bonecas abayimis.Este trabalho mostrou que o preconceito deve ser travado por meio da educação que deve servir como parâmetro de compreensão do mundo e das diferenças, tendo sempre com objetivo a afirmação da igualdade de direitos e deveres de todos independente de cor, do sexo, crenca ou situacao financeira.

Gizilda disse...

O nosso papel como cidadã é valorizar e reconhecer os afrodescendentes como uma figura fundamental na construção de nossa pátria.
Parabéns a equipe que trabalhou este Tema importantíssimo para todos nós e o trabalho que fizeram com a confecção das bonecas ABAYOMIS, que só vem a valorizar a cultura afrodescendente, onde contribuiu para o reconhecimento da identidade afro-brasileira, que também estimulou a todos os participantes uma expressão criativa e que levou a uma reflexão sobre o tema.
Que esta data do dia 20 de novembro, seja de muitas festividades, e que renovem em cada um de nós muitas energias positivas para continuarmos lutando pelas conquistas de direitos e igualdade de oportunidades e pela consciência da riqueza que é as diversidades raciais.

Unknown disse...

Foi muito bom participar desta atividade, nos fez refletir sobre um assunto que está presente na nossa sociedade e que só lembramos nas datas comemorativas, infelizmente! Este tema deveria ser abordado sempre que possível, pois o racismo é uma forma de discriminação entre pessoas de raça, cor, religião, nacionalidade diferentes.Sou contra o racismo, independente da cor.. ruivos, albinos, brancos, pardos, negros, amarelos... somos todos iguais, a única coisa que nos distingue é o caráter.

Marcinha Mendes disse...

Foi muito bom participar desta atividade, nos fez refletir sobre um assunto que está presente na nossa sociedade e que só lembramos nas datas comemorativas, infelizmente! Este tema deveria ser abordado sempre que possível, pois o racismo é uma forma de discriminação entre pessoas de raça, cor, religião, nacionalidade diferentes.Sou contra o racismo, independente da cor.. ruivos, albinos, brancos, pardos, negros, amarelos... somos todos iguais, a única coisa que nos distingue é o caráter.