sexta-feira, 12 de junho de 2015

HORTA ORGANICA - Projeto Arte e Cultura Uniararas



Os benefícios deste projeto são de grande importância para os acadêmicos. Com ele pode-se colocar em prática a teoria aprendida sobre educação ambiental.





















As principais atividades desenvolvidas  envolvendo a horta no trabalho de educação ambiental , foram; conhecimento, cultivo  de hortaliças e plantas medicinais; reciclagem de resíduos sólidos (compostagem, coleta seletiva e oficinas de reciclagem artística). Como resultados conclusivos deste projeto obtiveram-se ganhos positivos , pois por meio dele, ficou clara a importância de explorar temas ligados à educação ambiental , uma vez que a comunidade não possui  infraestrutura adequada em suas casas para disponibilizar grandes áreas de plantio , além de proporcionar às alunas do curso de pedagogia, experiências e conhecimentos sobre a prática de uma produção sustentável para a segurança alimentar e ao mesmo tempo estratégias para desenvolver nos alunos competências e habilidades para a disseminação de atitudes de comprometimento para um futuro ambientalmente melhor, além de servir como ferramenta da ação interdisciplinar para as futuras educadoras.

 Antes da atividade de plantio,  foram apresentadas as alunas as mudas e as sementes que iriam ser plantadas para que pudessem relacioná-las às hortaliças que posteriormente poderiam ser  colhidas e consumidas.
  • Para isso houve esclarecimento da necessidade de terra  com adubo orgânico
  • Num terceiro momento as alunas do curso de Pedagogia Ead,sob a orientação da Tutora Susete Mendes, fizeram o plantio das mudas de alface, da espécie crespa , salsinha, cebolinha ,  alho, alecrim, pimenta e ervas medicinais como hortelã.
  • Coleta seletiva de garrafas foi utilizada para pequenos vasinhos decorados para plantar as mudas.Os quais permaneceram num espaço cedido pela Instituição CAPES, onde fica localizada a U.E. do Curso de Pedagogia EAD da Uniararas
  • Esclarecemos que neste local durante o dia funciona uma Creche ( escola infantil conveniada com a Prefeitura de São Paulo) e esta horta presente no ambiente escolar possibilitou a promoção de um novo aprendizado para as crianças, que puderam, ver as sementes germinarem e o cuidado que as plantinhas precisam para crescer.

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei uma ótima iniciativa. Sendo uma experiência tanto para a vida acadêmica, quanto para a vida pessoal. Excelente trabalho, parabéns!

Solange Gonçalves disse...

Muito bom participar do projeto arte e cultura....gostei muito da atividade da horta orgânica, ainda mais que fizemos junto com as crianças..

Ludmila disse...

Arte e Cultura é sempre muito bom participar e pode trabalhar em grupo. Horta orgânica, foi uma experiência de grande aprendizado.